O Declínio Da Minha Saúde Mental

Tiago Toy
3 min readJan 11, 2021

Estou há pouco mais de quatro meses no tratamento contra a depressão. Além disso, sou Asperger e sofro de Tourette desde a adolescência. Já falei sobre Como Conviver Com Duas Síndromes Me Transformou Num Esquisitão Antissocial.

Não existe uma causa definida para o transtorno mental. Os avanços científicos, porém, já permitem estabelecer uma relação entre fatores genéticos e a incidência desses casos.

Existem também questões que podem desencadear um distúrbio mental, como luto, traumas ou situações de estresse intenso. Além disso, a baixa qualidade de vida de uma pessoa e o abuso de drogas também podem ser agravantes.

Por experiência própria, posso citar alguns hábitos, tópicos e experiências que acredito terem me levado à depressão clínica. Devo parte da minha melhora ao medicamento, mas a volta por cima precisou ser dada por mim.

  • Negligenciar quem você é de verdade para tentar se encaixar em um grupo.
  • Trabalhar em um emprego que não tem nada a ver com você, e deixar sua verdadeira paixão de lado.
  • Não ter a coragem de dar um fim a uma relação que há muitos anos não evolui e nunca dá mostras de mudança.
  • Falta de objetivos, e dessa forma seguir em caminhos que em nada te façam avançar na sua própria jornada.
  • Permitir que pessoas que nada têm para te oferecer, além de pessoas tóxicas, te cerquem e suguem sua energia.
  • Desperdiçar meu valioso tempo em redes sociais, ciente de que tudo era uma ilusão projetada, mas ainda assim caindo na armadilha.
  • Ter vergonha de aspectos inerentes a mim, como o Tourette, e sempre com medo de que meus “defeitos” fossem expostos.
  • Desleixo com a alimentação e com o corpo. Comer porcarias e não ter uma rotina de exercícios físicos não mexem só com o físico, mas também com o mental.
  • Esperar a inspiração para fazer o meu trabalho (sou escritor), e não entender que escrever é um processo constante, mecânico e repetitivo, que só melhora se eu me forçar a fazê-lo, mesmo sem a tal “inspiração”.
  • Focar apenas na recompensa final, esquecendo que existe um caminho inteiro de trabalho, aprendizado e superação antes de chegar lá.
  • Guardar rancor de pessoas que não te conhecem realmente e que só enxergam uma fração de tudo o que você é.
  • Assumir responsabilidades que não são suas, e assim gastar com os outros a energia que você devia investir nos seus projetos.
  • Dar atenção demais ao passado ou ao futuro, e se esquecer que é no presente que reside a chave para que você tenha sucesso.
  • Estar 24h antenado nas notícias. O alimento do cérebro é o conhecimento, mas tudo em excesso faz mal, então mais vale deliberadamente se alienar do que está acontecendo do que enfraquecer a mente e o espírito com tudo o que acontece no mundo.
  • Comparar-se e sofrer por não conseguir ser tão bom quanto alguém, enquanto se esquece que o caminho da vitória pessoal é se comparar a si mesmo e ser tão bom quanto você consegue ser.
  • Focar no negativo. Também não é certo ser excessivamente positivo, mas sim encontrar o equilíbrio no realismo.
  • Gastar energia e tempo com fofocas enquanto sua vida não está lá grande coisa.

Ainda tenho um longo caminho pela frente, mas nos últimos quatro meses de autodescoberta evoluí mais do que fiz em 35 anos.

Isso só foi possível quando tive a coragem de dar o primeiro passo.

--

--

Tiago Toy

Tiago Toy é autor do livro Vozes do Joelma (Faro Editorial), cujos direitos foram adquiridos para o cinema. Atualmente trabalha em seu próximo livro.