Aceite Essa ÚNICA VERDADE BRUTA E SIMPLES Para Vencer Na Vida

Tiago Toy
4 min readJan 14, 2021

Você sabe o que é uma pessoa reativa?

Pessoas reativas não têm senso de antecipação — elas esperam a bomba explodir para só então tomar uma atitude. Elas não preveem problemas, não trabalham com estratégias preventivas, não são pessoas de atitude.

Pessoas reativas buscam culpados em vez de buscar soluções.

Você é uma pessoa reativa?

Se não for, então você muito provavelmente pensa como eu:

“Ok, eu sei que estou certo, mas sei também que isso está fora do meu controle e não me ajuda em nada. Então, vou focar no que posso controlar.”

Mas, se você é uma pessoa reativa, calma — não é o fim do mundo.

Em vez de focar sua atenção naquela pessoa que conseguiu algo que você queria e ficar remoendo se ela merece ou não o que conseguiu, foque no que você pode melhorar em si para conquistar os seus objetivos.

Se você se concentra em buscar um culpado ou justificativa para o seu fracasso, esse é só um mecanismo natural dos cérebros preguiçosos. Agora, se você foca em melhorar, logo vem a imagem de todo o trabalho e sacrifícios que você terá que fazer para chegar aonde quer.

Concorda que a primeira linha de raciocínio é mais cômoda?

É porque vitimização é o consolo dos fracos.

Pare um minuto para pensar em algo que todos sabemos, mas que parecemos não dar a devida importância: não temos noção de quanto tempo nos resta.

E se você morrer hoje à noite? Terá valido a pena? Você fez e lutou por coisas que te engrandeceram? Você será lembrado como um indivíduo único, inspirador, especial, que correu atrás dos seus objetivos? Ou vai ser só mais comida pra minhoca?

Antes de qualquer coisa é preciso definir um objetivo. Você não pode começar a seguir o caminho da sua jornada se não sabe para qual direção ir. Para isso, você precisa ser forte para não ceder às facilidades que sugam seu tempo e energia — redes sociais, celular, rolagem de feed, dormir demais, perder muito tempo com besteiras, pessoas tóxicas —, e deve se direcionar no que você quer.

Você quer melhorar seu condicionamento físico?
Desligue a TV e vá se exercitar.

Você quer melhorar seu relacionamento familiar?
Largue o celular e vá conversar com a sua família.

Você quer melhorar uma habilidade?
Pare de procrastinar e faça. Apenas faça.

De novo:

Não sabemos quanto tempo nos resta.

O tempo é um dos bens mais valiosos que temos na vida. Quanto mais o usamos, mais ganhamos. E vice-versa.

Alguma vez você disse que não tem tempo para ir à academia? Mas já pensou que pode se exercitar sem ir a uma? Há diversos programas de exercícios para se fazer em casa. Até mesmo caminhadas diárias melhoram imensamente o seu condicionamento, e você só vai precisar de um par de tênis.

Você já disse que não tem tempo para visitar seus pais? Mas já pensou que você pode fazer uma chamada de vídeo e dedicar um tempo por dia ou semana para dar-lhes um pouco de atenção? Aquele mesmo tempo que você desperdiça em vídeos no celular.

Quantas vezes você disse o quanto quer ser o melhor em algo? Mas já pensou em quanto tempo você perde em atividades banais enquanto poderia estar aprendendo, melhorando e evoluindo no que você realmente quer?

Existe um padrão entre os preguiçosos: eles são trapaceiros.

Exclua a palavra “rápido” do seu mecanismo de busca.

“Como perder barriga rápido.”
“Como aprender Inglês rápido.”
“Como me tornar alguém melhor rápido.”

Não trapaceie.

Não busque atalhos.

Se você vai procurar um culpado para o seu fracasso, não precisa ir muito longe — basta olhar no espelho.

Você ainda não entendeu qual é a verdade bruta e simples? Bem, é brutalmente simples:

Você TEM que assumir a responsabilidade.

É relativamente fácil enxergar a solução. O difícil, mas altamente recompensador, é colocar em prática todo o trabalho que você precisa para chegar nela.

E aí? Vai fazer o que precisa ser feito e encarar?

Ou vai continuar trapaceando até o seu tempo se esgotar?

--

--

Tiago Toy

Tiago Toy é autor do livro Vozes do Joelma (Faro Editorial), cujos direitos foram adquiridos para o cinema. Atualmente trabalha em seu próximo livro.